6 pontos que devem ser analisados antes de expandir uma empresa

expandir uma empresa
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Se os seus negócios estão indo bem e o futuro apresenta boas oportunidades, pode ser o momento ideal para expandir sua empresa.

O planejamento, com suporte de uma assessoria jurídica, evita surpresas que podem gerar o efeito contrário, a estagnação do negócio.

Em um plano de negócio completo alguns pontos importantes devem ser considerados. Observá-los individualmente permitirá que você elimine boa parte do risco, por isso é importante contar com dados sólidos antes de pensar em aumentar o negócio.

Saiba o que é preciso levar em conta antes de expandir uma empresa.

1. Situação jurídica das empresas envolvidas

Qual a situação jurídica das empresas envolvidas na expansão? Há obrigações contratuais pendentes de cumprimento, seja com terceiros, seja entre os próprios sócios?

Faça uma análise profunda de todas as partes envolvidas. Com a orientação jurídica adequada, é possível compreender vínculos e obrigações preexistentes, o que trará mais segurança aos envolvidos.

2. Circunstâncias jurídicas dos sócios

Em alguns casos, é necessário avaliar cuidadosamente questões relacionadas aos sócios da empresa, pois o capital social de cada sócio compõe patrimônio que pode ser utilizado para o cumprimento de obrigações inadimplidas da sociedade, o que pode ter grande impacto no andamento das negociações.

Para maior segurança e transparência, é preciso que se faça um levantamento completo sobre quaisquer processos e obrigações contratuais que afetem os sócios das empresas envolvidas.

3. Mercado

O mercado é composto por vários stakeholderse pode ser medido pelos mais variados indicadores, dependendo do seu interesse.

O importante é que você considere o histórico do seu próprio negócio e a sua experiência e componha os números com levantamentos e prospecções. Contar com o apoio de um profissional pode ajudar bastante.

4. Lucro dos últimos anos

Importante que você procure estudar com atenção o faturamento histórico do seu negócio, de outras empresas que possam estar envolvidas na expansão e, até mesmo, de seus concorrentes. Um negócio que não gera lucros dificilmente será atrativo.

Além disto, em muitos casos, pequenos erros de gestão diminuem a rentabilidade de empresas com enorme potencial, então, fique atento e busque apoio especializado!

5. Possibilidades de crescimento

Você deve se certificar de que o seu negócio ainda tem chances de crescimento.

Ou seja, é preciso verificar se ainda há demanda não atendida e, principalmente, se há a possibilidade de ampliar a oferta do seu produto ou serviço de forma lucrativa.

Considere o surgimento de limitadores, como dificuldade de conseguir matéria-prima, falta de mão de obra especializada e necessidade de investimentos muito grandes, em infraestrutura, por exemplo.

6. Base de clientes

Você precisará ter um volume de receita que seja suficiente para suportar, ao menos, o custo fixo da sua operação.

Só é possível conseguir isso se você tiver uma base de clientes ativos que seja capaz de fornecer os recursos necessários após a expansão.

Ou seja, verifique se os clientes que você já tem e o faturamento que eles proporcionam são suficientes para cobrir o custo de manutenção do negócio em longo prazo.

É muito importante que você analise oportunidades de expandir uma empresa para o seu negócio que ainda não tenham sido consideradas com o devido interesse e aprofundamento.

Compartilhe conosco sua experiência. Nós apreciamos muito a sua participação e temos grande interesse em conhecer mais sobre a realidade do seu negócio e suas necessidades.

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